ENTENDA POR QUE SEU MOTOR DEPENDE DO VIRABREQUIM


Um veículo é composto por diferentes elementos. Na verdade, trata-se de um organismo mecânico, constituído de vários sistemas com “órgãos” específicos. E um bom motorista deve conhecer todos os componentes de seu carro, tendo certo entendimento de como eles funcionam.
Neste post, mostraremos o que é e qual a importância do virabrequim, além de como o motor depende dele para funcionar corretamente. Continue a leitura!

A COMPOSIÇÃO DO VIRABREQUIM

O motor de combustão é, na verdade, um sistema formado por muitas peças diferentes. Entre elas, está o virabrequim.
Todo motor de combustão queima uma mistura de combustível e ar para que o veículo possa funcionar, ou seja, entrar em movimento e deslocar-se de um ponto a outro. A energia oriunda da queima de combustível precisa ser transformada em torque para que o movimento aconteça.
O virabrequim é um eixo de manivelas situado no motor, também chamado de “árvore de manivelas”. Ele apresenta muitas seções defasadas, que se conectam com os pistões. Veja, a seguir, como se dá seu funcionamento.

O FUNCIONAMENTO

A “árvore de manivelas” converte a força gerada pelos pistões do motor, os quais apresentam movimentos para baixo e para cima, com uma força que faz girar as rodas do automóvel em um movimento circular. Isso faz com que o carro seja impulsionado para a frente.
Situado na parte interna do motor, o virabrequim está ligado não apenas aos pistões, mas também ao volante do carro. Para melhor entender o funcionamento desse dispositivo, é importante saber como os pistões trabalham no sistema do motor.


A IMPORTÂNCIA

Os pistões, também conhecidos como êmbolos, são movimentados (ascendente e descendentemente) pela cambota, localizada dentro do cilindro do motor. No interior dos cilindros do motor, acontecem as explosões, responsáveis pela movimentação das rodas. Elas empurram os êmbolos para expulsá-los, dando início a outro ciclo.
Como estão integrados, o virabrequim se desloca na medida em que os pistões se movimentam, mantendo sempre movimentos regulados e uniformes. Para amenizar os deslocamentos intensos, gerados pelos pistões, o volante fica ligado à extremidade da cambota.
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Quando o eixo gira, o volante também se mexe — tudo em movimentos circulares. Vem daí a importância do virabrequim para movimentar as rodas do veículo.
Componente do motor, a árvore de cames (ou veio de excêntricos), à medida que gira, abre e fecha válvulas que permitem o fluxo de ar, fundamental para que aconteçam as explosões dentro dos cilindros. Esse dispositivo também está ligado ao virabrequim, de modo que eles giram conjuntamente. Assim, ambas as peças trabalham sempre sincronizadas.

AS CARACTERÍSTICAS

A peça deve ser fabricada em material resistente a altas temperaturas, como metal duro, já que mantém contato contínuo com a área mais quente do automóvel. Em geral, usa-se o aço forjado, mas podem ser aplicados outros elementos em menores concentrações.
Dessa forma, mesmo um trabalho mais pesado será suportado, não havendo desgastes durante as rotações. Vale lembrar que, semelhantemente a outras peças do veículo, o virabrequim não tem um período específico de vida útil.
A durabilidade depende não apenas da matéria-prima usada na confecção do produto, mas, também, do modo como o motorista dirige e onde acontecem os deslocamentos — dentro da cidade, nas pistas, na zona rural.
Pode-se estimar um período de vida útil que varia entre 80 mil e 250 mil quilômetros percorridos. Entretanto, quando os carros são guiados sem o devido cuidado, a peça pode nem alcançar 50 mil 

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